Professores da Bahia são capacitados

Educação
Parceria vai formar 20 mil professores da rede pública
Publicada: 27/07/2009 | Atualizada: 27/07/2009

Um crescimento de 1.200% na quantidade de vagas que estão sendo oferecidas para a graduação de educadores sem licenciatura na rede pública de ensino na Bahia. Esse é o resultado da nova parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino (Proesp), e o Ministério da Educação (MEC), que lançou, em maio deste ano, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

O salto de 1,7 mil para mais de 20 mil vagas oferecidas pela Uneb no estado, foi possível graças ao montante de R$1, 9 bilhão, que o governo federal está investindo na formação de 51 mil professores da rede pública estadual e municipal de ensino, em todo o país. As inscrições para o programa nacional podem ser feitas até o dia 31 de julho, exclusivamente pelo site http://freire.mec.gov.br/index/principal (do Plataforma Freire do MEC).

Em observância ao programa nacional, a Uneb vai formar educadores do magistério público que estão em três condições distintas: os que possuem apenas o segundo grau, aqueles que não têm a formação adequada para a disciplina a qual lecionam, e o bacharel sem licenciatura.

Para os professores sem diploma, a graduação é de 3.200 horas - sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado. Já quem possue uma licenciatura, a nova graduação tem 1.200 horas, para curso fora da área de formação, e 800 horas, para curso na mesma área de atuação do professor, na forma de estudos complementares que o habilitem ao exercício da profissão.

O programa federal, lançado em 28 de maio, pretende formar entre 2009 e 2011, 330 mil educadores. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância. Mais informações no site www.uneb.br.

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

O que é a Xenofobia? Diga não há qualquer tipo de preconceito!