Morre Nelson Mandela; confira os filmes que abordam a vida do líder sul-africano

postado por Bruno Porciuncula @ 7:09 PM
05/12/2013

Idris Elba interpreta Nelson Mandela em A Long Walk to Freedom, que estreia em 2014 no Brasil
Idris Elba interpreta Nelson Mandela em A Long Walk to Freedom, que estreia em 2014 no Brasil
Morreu nesta quinta-feira, 5, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e  maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que negava direitos políticos, sociais e econômicos aos negros, mestiços e asiáticos na África do Sul, a partir de 1948.
A vida de Mandela foi tema de alguns filmes. Confira alguns dos longas que abordam momentos de Madiba, apelido por qual era conhecido o ex-presidente sul-africano:
Mandela: Long Walk to Freedom (2013 – Estreia em 2014 no Brasil): Esta biografia relembra o percurso de Nelson Mandela, desde a sua infância, em um meio rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul.
Winnie (2013): Winnie Madkizela-Mandela (Jennifer Hudson) teve uma infância rural e foi criada por um pai eternamente decepcionado por ela não ter nascido menino. Quando grande, ela se casou com o líder político Nelson Mandela, e se juntou a ele no ativismo contra o apartheid, ação que se intensificou depois que ele foi preso. Foi nessa mesma época que ela recusou a oportunidade de estudar nos Estados Unidos, resolvendo lutar pelos direitos na África. Só que lá ela enfrentou abusos dos policiais, um ano de solitária e a traição de amigos e aliados. Além disso, ela passou por um divórcio provocado por traição e pressões políticas e também severas acusações de violência e assassinato.
Invictus (2009)Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.
Mandela: A Luta pela liberdade (2007): James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.
Mandela (1987): A trajetória de Nelson Mandela (Danny Glover), líder negro e político da África do Sul que lutou contra o regime do apartheid e desafiou a supremacia branca. Ele foi levado à prisão, onde permaneceu por quase 30 anos, e ao ser libertado com o apoio do presidente vigente, tornou-se depois o primeiro presidente negro da história do país, ajudando a África do Sul a tomar o rumo de uma democracia baseada na igualdade racial. Infelizmente não há trailer do filme disponível na internet.
- See more at: http://cineinblog.atarde.uol.com.br/?p=8149#sthash.E5uavHUT.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

O que é a Xenofobia? Diga não há qualquer tipo de preconceito!