Lançamento de livros de ANGIQUINHO e LAMPIÃO leva grande público ao CPA

FICAMOS MUITO FELIZES PELA SUA PRESENÇA
Antônio Galdino
Antonio Francisco
Da esq. Prof. Fernando (ALPA) e os escritores Antônio Galdino e João de Sousa Lima
((editar)) ((excluir))
 As pessoas que participam regularmente dos eventos de lançamento de livros e os sócios habituais do Clube Paulo Afonso ficaram surpresos com o grande público que ali esteve, na sexta-feira, 1º de novembro, para o lançamento dos livros ANGIQUINHO – 100 anos de História, de Antônio Galdino da Silva e João de Sousa Lima e LAMPIÃO em Paulo Afonso, de João de Sousa Lima, respeitado pesquisador do tema cangaço.
E os que ali chegaram não foram apenas atraídos pela tradicional seresta que o Clube realiza nas sextas-feiras. Chegaram bem cedo, a partir das 19 horas (a seresta só começa às 23 horas) e participaram ativamente, interagindo com os autores e com outros escritores presentes num momento cultural que muito agradou ao diretor sócio-cultural do CPA, Sávio Mascarenhas que deu todo o apoio para a realização do evento.
O evento foi, na verdade, um sarau literário que teve a participação do músico e compositor Oscar Silva que, acompanhado de Guaxinim, exímio tocador de zabumba, fez um show que teve ainda a participação do cordelista e folheteiro Julivaldo Alves da Silva, de Feira de Santana. Deca do Acordeon também estava ali, a postos, atendendo ao convite de João de Sousa, pronto para trazer a sua contribuição ao evento com sua sanfona, se precisasse.
foto Antonio Francisco
Os escritores com o Deputado Federal Luiz de Deus e seu assessor Manoel Rozendo
Os escritores com o Deputado Federal Luiz de Deus e seu assessor Manoel Rozendo
 Chesfianos como Flávio Motta, Carlos Roberto e muitos outros, além de aposentados, empresários como Pacífico(Hotel Portal da Ilha), Maciel Teixeira(Mileniun), Sebastião Leandro de Morais(Suprave), Antônio Martins (Gráfica Independência - Egrafil), Edinho (do Suco), Adeilda Xavier(Loja Brisa), Eliene (LN Cursos e Concursos), da Central de Madeiras,  Nadja (Sebrae), Francisco (Foto São Francisco), Dr. João Lima (Policlínica), o ortopedista Dr. Edigar e odontólogo, Dr. Luiz Alberto, familiares e grande número de professores e amigos dos escritores, como Sérgio Oliveira (Fasete), Cristiane e Hugo (Uniasselvi), Arleno, Marquinhos e Railda (IFBA) Luiz José, Aline Soares, amigos da Belos Bolos.
Muitos admiradores do escritor João de Sousa Lima, deles que possuem todos os seus livros que abordam, em sua maioria, a temática do cangaço, fizeram questão de estar ali e posar junto com o autor.
Da imprensa, registramos a presença de Bob Charles (Rádio Betel) Clícia e Ana Paula do site ACERTE Paulo Afonso, Pedro (jornal a Voz dos Municípios), Renaldo Carvalho (PAN Notícias),  Antônio Carlos Zuca (revista + Destaque), José Carlos (TV São Francisco), Epidauro Pamplona do programa RADAR da rádio Delmiro FM e do site Ozildo Alves.
foto Antonio Francisco
D. Noquinha, aos 90 anos, foi prestigiar o evento
D. Noquinha, aos 90 anos, foi prestigiar o evento
 De Salvador, vieram Dernival Oliveira e Renilda Ferraz, da CAR. Val, como é conhecido na região, já foi diretor de Turismo da Prefeitura, vereador e presidente da Câmara de Paulo Afonso e hoje é Superintendente Técnico da CAR, órgão do governo da Bahia. Renilda Ferraz é  sua assessora. Vieram também com a incumbência de levar os livros para os deputados Mário Negromonte e Mário Júnior. Dernival e Renilda deram todo o apoio para que o livro ANGUIQUINHO – 100 anos de História, impressos em Salvador, chegassem a Paulo Afonso.
Val se declarou “muito feliz pela oportunidade de ajudar um pouco para a realização deste importante evento, na minha cidade e nos colocamos à disposição para apoiar outros eventos desse nível porque quem ganha com isso é o município, a cidade, seus cidadãos, meus conterrâneos pauloafonsinos”.
Da Câmara Municipal de Delmiro Gouveia estavam presentes os vereadores Carlos Roberto Cacau Correia e o professor Edvaldo Nascimento, também escritor e estudioso da história de Angiquinho e Delmiro Gouveia, sobre quem acaba de lançar um livro. Ambos destacaram a importância de eventos como este. Tanto Cacau, cujo pai, Cícero Birica, é personagem do livro Angiquinho – 100 anos de história e mora na Barragem Leste, tendo trabalhado muitos anos na Usina Angiquinho, assim como o seu pai, como o professor Edvaldo, destacaram “a necessidade dos gestores públicos repensarem seus orçamentos e investirem mais na promoção da cultura em seus municípios, para que as raízes culturais sejam preservadas”, disse Edvaldo Nascimento.
foto Antonio Francisco
Cacau. Seu pai Cícero Birica e seu avô trabalharam em Angiquinho
Cacau. Seu pai Cícero Birica e seu avô trabalharam em Angiquinho
 Cacau fez referência a texto de divulgação deste livro onde se afirma que “não se pode realmente planejar o futuro sem conhecer o passado e esse resgate que o Professor Galdino e o João de Sousa estão fazendo, cada um na sua área específica de atuação, é muito importante para todos nós e para os filhos e netos, das próximas gerações”.
O engenheiro Flávio Motta, Gerente Regional de Operação da Chesf em Paulo Afonso, que uma introdução histórica no livro, analisando a participação da Chesf e de alguns pioneiros nessa história falou que “para mim foi uma coisa inédita, um experiência nova de que gostei e, há anos venho buscando formas de preservar a riqueza desse patrimônio e, principalmente da gente pioneira da Chesf e em dezembro estaremos inaugurando em frente à primeira Usina Paulo Afonso a Praça dos Pioneiros, como uma homenagem a todos, um marco de sua passagem, do seu trabalho nesta região”.
O professor José Fernando, vice-presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso também trouxe a mensagem de esperança daquela instituição para maiores apoios à produção de livros e outras publicações literárias em Paulo Afonso.
foto Antonio Francisco
Professor Edivaldo, vereador em Delmiro Gouveia, também lança livro sobre Delmiro Gouveia
Professor Edivaldo, vereador em Delmiro Gouveia, também lança livro sobre Delmiro Gouveia
 Da Câmara Municipal de Paulo Afonso, estavam presentes os vereadores Edson Oliveira Maciel (Dinho), Petrônio Nogueira e Pedro Macário Neto. Macário que já foi presidente do CPA e da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, dentre muitas outras atividades relacionadas com o esporte, também destacou “a grande importância de eventos como este e me comprometo em lutar, na Câmara de Vereadores, junto a outros vereadores como Edson Oliveira (Dinho), como todo empenho para a cultura em nosso município seja melhor valorizada”.
O vereador Edson Oliveira assegurou à Folha Sertaneja que “na sessão desta segunda-feira, dia 04 de novembro, estarei apresentado na Câmara uma Moção de Aplausos pela realização deste evento, de elevada qualidade cultural”.
De Brasília veio o Deputado Federal Luiz Barbosa de Deus, que ressaltou “a importância da Chesf como iniciadora de um grande processo de desenvolvimento de Paulo Afonso e de toda a região, mas destaque que os grandes valores, a essência da nossa força, das nossas vitórias é o povo ordeiro desta cidade e deste município que já ultrapassou a casa dos 117 mil habitantes e louvo a iniciativa dos escritores João de Sousa e do professor Galdino em buscar a preservação e mais que isso, a divulgação destes valores culturais formados por prédios, instalações, empresas, instituições e sobretudo o homem, cuja presença mudou paisagens, promoveu transformações o que fez desta cidade uma das mais belas e importantes do Brasil”.
foto Antonio Francisco
Os artistas Julivaldo (cordel) e Oscar Silva (ao violão) também estavam lá
Os artistas Julivaldo (cordel) e Oscar Silva (ao violão) também estavam lá
 Ao fazerem questão de citar muitos nomes entre os presentes e de muitas profissões os autores disseram que assim o fizeram “com o objetivo mostrar que a cultura tem o poder de agregar à sua volta pessoas das mais diferentes posições sociais, dos mais humildes àqueles dos mais destacados cargos e profissões, assim como militantes dos mais variados partidos ou ideologias políticas. Do engenheiro ao operário, do médico renomado ao artesão do cordel ou do couro da tilápia, do que ocupa um lugar na Câmara do interior ao que vai à tribuna do Congresso Nacional. O que mostra que, se houver o desejo de mudança e se os olhares se voltarem para a mesma direção e se unirem forças nesse propósito, muito vai se poder fazer pela cultura, nas suas múltiplas formas e ela vai encontrar sempre um espaço e um horário nobres, como estes do Clube Paulo Afonso, para apresentar-se e manter viva as origens, as raízes de  um povo”, disse o professor Antônio Galdino, que concluiu:
“Continuamos empenhados no resgate da história e da memória das instituições e do povo desse lugar e da região e como mais uma parte desse projeto apresentaremos à comunidade pauloafonsina e regional, no dia 20 de dezembro deste ano, neste mesmo espaço gentilmente cedido pela diretoria do CPA, o livro “De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros”, porque continuamos defendendo e acreditando que ‘não se pode planejar o futuro sem conhecer o passado’ e, para isso, conclamamos ao poder público, aos dirigentes e empresários de grandes e pequenas empresas, que apóiem outros autores e iniciativas como esta e estarão deixando seus nomes na história, certamente reconhecidos pela atual e futuras gerações. Muito obrigado pela presença de todos, o que muito nos honrou.”
 Ficamos muito agradecidos e honrados pela sua presença no lançamento dos livros ANGIQUINHO – 100 anos de História, de Antônio Galdino e João de Souza Lima e LAMPIÃO em Paulo Afonso de João de Souza Lima, dia 1º de novembro, no CPA.
O que se ouviu de muita gente foi que nunca se viu tanta gente em um evento de lançamento de livros em Paulo Afonso. Isso é o que fez o carinho de cada um de vocês.
Quero aproveitar para agradecer também as muitas mensagens que temos recebido, no Face, por email e por telefone e compartilhamos esta, enviada por Luiz Fernando Motta Nascimento.
Luiz Fernando Motta Nascimento é ex-aluno do GPA e já foi diretor de Suprimento e diretor de Construção da Chesf e hoje mora em Salvador/BA. Em 1998, escreveu o livro Paulo Afonso – Luz e Força Movendo o Nordeste. Sobre o livro ANGIQUINHO - 100 anos de História, que adquiriu pela internet, enviou o seguinte email:
foto Antonio Francisco
A noite de autógrafos foi bem concorrida
A noite de autógrafos foi bem concorrida

 “Prezado Professor Antônio Galdino: Acabo de ler o excelente livro "ANGIQUINHO - 100 Anos de História" de autoria do Professor, Escritor e Historiador Antônio Galdino da Silva e do Escritor e Historiador João de Sousa Lima. Parabéns pela grande obra. Este é um tema que deveria fazer parte da grade escolar, especialmente das escolas de Paulo Afonso. As pessoas precisam conhecer tópicos e pessoas que com seus exemplos de amor, dedicação e trabalho nos enchem de orgulho. Mostram o quanto somos capazes quando há incentivos e apoios. Abraços pauloafonsinos, Luiz Fernando Motta Nascimento.”
Aos que não puderam comparecer, por outros compromissos anteriormente agendados e aos que moram em outros lugares e desejarem adquirir o livro, isso pode ser feito:

Como adquirir estes livros:

Na Galcom Comunicações (rua da Concórdia, 555 – Chesf – (ao lado do modelo reduzido da Chesf)– Tel.(75)3282-0046 – Podemos entregar também a domicílio em Paulo Afonso;
Na AGAPA (com Regina) – Calçadão da Av. Getúlio Vargas
No Supermercado SUPRAVE – Av. Landulfo Alves
Diretamente com João de Sousa Lima (contato por telefone/blog/email - 75-8807-4138 OU 9101-2501 - email -joaoarquivo44@bol.com.br – blog –João de Sousa Lima.com
Ou com o Prof. Galdino – email: professor.gal@gmail.com – Tel (75)9234-1740
Os livros custam:
ANGIQUINHO: R$ 25,00 MAIS R$ 5,00 CORREIOS
LAMPIÃO EM PAULO AFONSO: R$ 35,00 MAIS R$ 5,00 CORREIOS
Depósitos em uma das contas abaixo:

De João de Sousa Lima –
B. BRASIL - Ag- 0621-1 c/c-25293-X
BRADESCO AG-3052-0 C/C-0200696-0

De Antônio Galdino da Silva-
B. BRASIL - Ag- 4225-0 c/c- 32700-X
BRADESCO - AG-3052-0 – C/C -55691-
Pedimos informarem o pagamento para um dos emais: joaoarquivo44@bol.com.br  ou professor.gal@gmail.com
O jornal FOLHA SERTANEJA - EDIÇÃO 116, QUE ESTARÁ CIRCULANDO A PARTIR DESTA 5ª FEIRA, DIA 07 DE NOVEMBRO, VAI TRAZER UM CADERNO ESPECIAL DESSE LANÇAMENTO.

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI