Academia de Letras de Paulo Afonso reúne-se e planeja ações para 2012

Antônio Galdino
Imortais da Academia de Letras de Paulo Afonso reunem-se na Sala dos Visitantes
No dia 30 de janeiro a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – reuniu-se na Sala dos Visitantes, na Praça das Mangueiras quando foram discutidas algumas ações previstas para o ano de 2012.
A reunião foi dirigida por Francisco Araújo, seu presidente, e contou com a presença dos acadêmicos Glória Lira, João de Souza Lima (Tesoureiro), Fernando Silva (2º vice-presidente), Sandro Gomes (1º vice-presidente), Oscar Silva, Antônio Galdino, Roberto Ricardo e Edson Barreto (Secretário) que deliberaram sobre atividades como a interação junto ao Prefeito Municipal no sentido de consolidar a liberação de espaço, onde antes funcionou a Câmara Municipal de Paulo Afonso e a Escola de Artes para sediar o Centro de Documentação Histórica ou Arquivo Público Municipal, que deverá reunir todo o acervo histórico do município, (vídeos, fotos, documentos históricos, livros), o Instituto Geográfico e Histórico – IGH, presidido pelo Professor Roberto Ricardo e a ALPA.
A assembleia da ALPA também discutiu a busca de parcerias com a Chesf, empresários e Prefeitura no sentido de patrocinarem a publicação de novos livros e reedições de livros de autores pauloafonsinos.
Outro importante assunto apresentado na reunião pelo acadêmico Sandro Gomes foi a busca do reconhecimento da ALPA como entidade de utilidade pública a nível municipal, estadual e federal, considerando que ela já existe no município desde outubro de 2006, há mais de cinco anos.
Parceria com a Academia de Letras da Bahia foi articulada pelo acadêmico Prof. Fernando Silva, em recente viagem que fez em Salvador.
Foi criada uma comissão para a elaboração do Regimento Interno da ALPA que disciplinará, dentre outras coisas, o critério de ingresso de novos membros na Academia, cronograma de reuniões periódicas e a realização de congressos, seminários e encontros de maior porte.
Já ficou definido que a data das reuniões da ALPA será sempre a última segunda-feira de cada mês, sendo a do mês de fevereiro marcada para o dia 27/02.
Foi também aprovada a taxa de contribuição mensal de cada acadêmico, no valor de R$20,00. Nesta reunião o acadêmico Prof. Antônio Galdino propôs uma homenagem ao Sr. Diogo Andrade Brito, falecido no dia 29/01. A Moção de Pesar foi aprovada por unanimidade.

POSTADO PELO PROFESSOR FERNANDO

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI