Pular para o conteúdo principal

home
Os autores Leo Drumond e Gustavo Nolasco se emocionaram ao reencontrar Zé Francisco, personagem do livro e morador de Delmiro Gouveia-AL (Crédito: Vicente Chesf)
Noite de reencontros emocionados em Paulo Afonso-BA. Assim foi o lançamento do livro Os Chicos – Prosa e Fotografia, de Gustavo Nolasco e Leo Drumond, no auditório do Memorial da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), dia 02\12. Em mais uma festa para homenagear os personagens da obra, desta vez, foram os autores que precisaram segurar as lágrimas ao se deparem com a alegria e o reconhecimento dos ribeirinhos em relação ao trabalho deles.
Com o apoio da Chesf e da Prefeitura de Paulo Afonso, o evento pretendia reunir oito personagens das cidades de Petrolândia-PE, Paulo Afonso, Delmiro Gouveia-AL, Piranhas-AL e Pão de Açúcar-AL. Porém, devido a compromissos e dificuldades de deslocamentos, estiveram presentes apenas Zé Francisco, personagem do capítulo “O sesmeiro do paraíso” e Francisco Bibi, que tem sua história retratada em “O lodo e a poeira do Icó”.
“Fiquei muito emocionado porque são duas pessoas que nos marcaram muito. Queríamos que todos participassem da homenagem que preparamos, mas a alegria do Zé Francisco e do Francisco Bibi me deu a certeza do dever cumprido”, disse Drumond.
Apesar de não participarem da homenagem, os outros seis personagens receberam exemplares dos livros levados pessoalmente pelos autores. “Era nosso compromisso e nós cumprimos”, completou.

A presença do personagem Francisco Bibi da Patrol surpreendeu Drumond e Nolasco (Crédito: Vicente Chesf)
Zé Francisco e Francisco Bibi
Acompanhado de sua esposa, Francisco Bibi, morador de Petrolândia, distante 40 quilômetros de Paulo Afonso, participou da festa. Visivelmente emocionado, o operador de máquinas agradeceu aos autores e se disse orgulhoso de participar de Os Chicos.
“Queria agradecer pela homenagem e pedir a todos que leiam a minha história e do Icó”, disse Bibi, ao se referir ao capítulo em que é retratada a sua infância no povoado que foi inundado pelo lago de Itaparica.
Zé Francisco chegou à solenidade acompanhado da esposa, de sua irmã e de sobrinhos. Durante o evento, o autor Gustavo Nolasco pediu que todos fossem a Delmiro Gouveia conhecer o trabalho de preservação ambiental desenvolvido por Zé Francisco.
“Sempre me emociono ao falar do Zé Francisco, seja pelo carinho dele comigo e com o Leo ou pela ligação que descobrimos entre a minha família e a dele. Para mim, ele é mais do que um personagem e um amigo. Ele é o meu ‘pai sertanejo’ com muito orgulho”, disse o jornalista.
Entre os presentes ao lançamento do livro Os Chicos – Prosa e Fotografia, em Paulo Afonso, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, vereador Regivaldo Coriolano, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Sérgio, o sociólogo e representante da Chesf, Voldi Ribeiro, a arqueóloga e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Cleonice Vergne, o professor e editor da Folha Sertaneja, Antônio Galdino, o professor e membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, José Fernando, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, professor Roberto Ricardo e Neuza Batista, representando a Paróquia de São Francisco.

O sociólogo Voldi Ribeiro foi o grande parceiro de Os Chicos na passagem por Paulo Afonso (Crédito: Vicente Chesf)
O projeto
O livro Os Chicos – Prosa e Fotografia surgiu da pesquisa realizada pelos autores de 2008 a 2011, quando Nolasco e Drumond percorreram as margens do Rio São Francisco, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em homenagem ao nome do rio e para satisfazer suas veias de repórteres, os dois impuseram o instigante desafio de percorrer as comunidades ribeirinhas à caça apenas de personagens que se chamassem Francisco ou Francisca.
O projeto Os Chicos (www.oschicos.com.br) teve o patrocínio do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), do Governo de Minas, do Banco BMG, da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e do Grupo Orguel. Contou ainda com o apoio da General Motors.
A segunda etapa do projeto Os Chicos – já em fase de elaboração – será a execução de uma nova expedição cultural ao longo do Velho Chico, quando será produzido e filmado um vídeo documentário.
O livro Os Chicos – Prosa e Fotografia é também um lançamento da Nitro Editoral. Ele pode ser adquirido pelo site www.nitroimagens.com.br, ao preço promocional de R$ 55,00 (mais frete), em qualquer parte do país.

Drumond agradece os personagens Francisco Bibi da Patrol e Zé Francisco por terem acreditado no projeto Os Chicos (Crédito: Vicente Chesf)

Zé Francisco falou da importância de se preservar as margens do Rio São Francisco (Crédito: Vicente Chesf)

Francisco Bibi agradeceu a oportunidade de participar do livro que contou um pouco de sua história (Crédito: Vicente Chesf)
 
 
A arqueóloga Cleonice Vergne e o professor Antônio Galdino prestigiaram o lançamento de Os Chicos em Paulo Afonso (Crédito: Vicente Chesf)
 
Os autores de Os Chicos e a equipe da Chesf que proporcionou a grande festa de lançamento de Os Chicos em Paulo Afonso (Crédito: Vicente Chesf)

Zé Francisco, Nolasco e Drumond (Crédito: Vicente Chesf)
 
Zé Francisco levou os familiares a grande festa em sua homenagem (Crédito: Vicente Chesf)


home

Sem comentários

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

O que é a Xenofobia? Diga não há qualquer tipo de preconceito!