Grupo tenta reduzir poder de Peluso na presidência do CNJ

PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
Hoje na FolhaIntegrantes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começaram ontem a se mobilizar para reduzir os poderes que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, tem como presidente do conselho, informa reportagem de Leandro Colon, publicada na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Um grupo de conselheiros apresentará duas propostas quando o órgão voltar ao trabalho, na semana que vem.
Rodrigo Capote - 2.mai.2011/Folhapress
Presidente do Supremo e do CNJ, ministro Cezar Peluso
Presidente do Supremo e do CNJ, ministro Cezar Peluso
Folha procurou ontem Peluso para comentar as propostas, mas ele não se manifestou.
O CNJ está no centro de uma crise no Judiciário devido à discussão sobre o seu poder de investigação sobre os próprios magistrados.
Recentemente, dois ministros do STF atenderam a ações da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), entre outras entidades, e suspenderam investigações do conselho contra tribunais.
As associações de juízes também entraram com representação na Procuradoria-Geral da República contra a corregedora do CNJ Eliana Calmon, para que seja investigada sua conduta na investigação sobre pagamentos atípicos a magistrados e servidores.
Para os juízes, a ministra quebrou o sigilo fiscal dos investigados, ao pedir que os tribunais encaminhassem as declarações de imposto de renda dos juízes.
Na semana passada, a corregedora do CNJ apresentou relatório mostrando que magistrados e servidores movimentaram, entre 2000 e 2010, R$ 856 milhões em operações financeiras consideradas "atípicas" pelo Coaf, o órgão de inteligência financeira do Ministério da Fazenda.
Leia a reportagem completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.
Editoria de Arte/Folhapress
Postado pelo Professor Fernando

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI