O que é a Xenofobia? Diga não há qualquer tipo de preconceito!

Xenofobia é uma aversão apresentada diante do diferente, um medo excessivo, descontrolado, ao desconhecido, tanto por pessoas quanto por objetos. É um termo utilizado também para se referir a qualquer forma de preconceito, racial, grupal ou cultural. Porém pode causar polêmica sendo confundida com preconceitos e vista como a origem dos mesmos.




É importante ressaltar que a Xenofobia pode originar aversões que levam ao preconceito, embora nem todo preconceito seja proveniente de uma fobia.



O principal sintoma da xenofobia é o medo excessivo e desequilibrado do desconhecido, é ocasionado por uma ansiedade provocada depois de um período em que a pessoa é exposta a algum objeto ou pessoa desconhecida. Isso pode fazer com que a pessoa evite situações de risco, temendo ter uma crise de pânico, influenciando diretamente na rotina, nos relacionamentos e nas atividades sociais.



Essas situações de risco podem provocar angústia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da freqüência cardíaca.



Vista como qualquer fobia, a Xenofobia pode se manifestar de diferentes intensidades, podendo se tornar uma doença psicológica.

Como doença psicológica, a Xenofobia é incluída no grupo das perturbações fóbicas, sendo uma fobia específica.



No tratamento da Xenofobia são empregados os métodos da terapia comportamental, onde a pessoa é exposta a uma situação estranha que lhe impulsiona a fobia.

São aprendidas técnicas para lidar com a ansiedade e angústia sentidas em relação às pessoas desconhecidas.



Em manifestações mais sérias, são utilizados medicamentos, com o objetivo de diminuir a ansiedade.

Postagens mais visitadas deste blog

44- A Cabala judaica - Êxodo - Da obra OS SEGREDOS DE MOISÉS